sexta-feira, 15 de junho de 2012

Projeto chega à terceira semana




Com a proposta de percorrer 22 assentamentos sulbaianos, o projeto de circulação da peça Teodorico Majestade chega à terceira semana de atividades. O último local visitado foi Cosme Muniz, comunidade com 36 famílias situada no povoado ilheense de Repartimento. A apresentação aconteceu na tarde da última quinta-feira (14), reunindo muitos que, pela primeira vez, conheciam o teatro. “Tenho mais de 60 anos e eu nunca tinha visto uma peça. Amei!”, declarou Dalva Dias da Rocha. 



O cineclube infantil também fez sucesso. Montado na escola Laurindo Resende Mendonça, reuniu mais de 30 crianças com idade entre um e 12 anos. Animados com a novidade, os pequenos se acomodaram na pequena sala, onde foram instalados telão e equipamento de som. Eles assistiram a animação francesa Kirikou e a feiticeira. 

As apresentações nos assentamentos acontecem com a ajuda de produtores locais, treinados em oficina ministrada pelo Teatro Popular de Ilhéus. Em Cosme Muniz, quem auxiliou o grupo foi Sidney Oliveira de Souza. Segundo ele, a apresentação da comédia foi um fato inédito e importante para reflexão. “Para conseguirmos nossa terra, lutamos por quatro anos. Dormimos em barracos, enfrentamos a polícia. Por isso, temos valorizar o que conseguimos. A peça serviu para reforçar que não devemos nos vender para políticos corruptos”, disse. 

Neste sábado e domingo (16 e 17), as apresentações de Teodorico Majestade- as últimas horas de um prefeito serão nos assentamentos Ipiranga, em Una, e João Amazonas, em Ilhéus. Para o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa, a turnê acumula experiências positivas. “É uma honra ser recebido por pessoas que sabem o que é lutar por seus direitos. Com isso trocamos experiências, já que Teodorico Majestade é fruto de mobilização social, quando nossa cidade viveu um momento de crise política”, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário