sexta-feira, 8 de junho de 2012

Casa de Farinha virou teatro no assentamento Nova Vitória





A casa de farinha ainda em construção do assentamento Nova Vitória foi transformada em teatro para receber a comédia Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. A apresentação foi na tarde dessa quinta-feira (07), na primeira comunidade ilheense visitada pelo projeto de circulação. A chuva que deixou o acesso ao local escorregadio não foi impedimento para o público, formado por pequenos agricultores assentados há mais de 12 anos. 





Enquanto os maiores de 14 anos assistiam à comédia, o Cineclube das crianças acontecia no templo da Igreja Assembleia de Deus. De acordo com a produtora local, Laurita de Jesus Pereira, foi a primeira vez que a comunidade recebeu uma atividade do tipo. “Muita gente daqui nunca tinha visto uma peça de teatro, não sabia nem como era. Foi uma experiência divertida”, declarou. 

Diferente de outros assentamentos conquistados após lutas violentas, o Nova Vitória é classificado pelo INCRA como projeto piloto. O local, onde moram 36 famílias, foi cedido após os antigos proprietários declararem falência. Os assentados receberam a fazenda com estrutura completa com escola, posto médico, eletricidade e maquinário. Entidades como EBDA e Ceplac dão apoio técnico aos pequenos agricultores que produzem cacau, mandioca, banana, hortaliças, além de criarem gado e aves. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário