segunda-feira, 18 de junho de 2012

Prefeito Teodorico Majestade faz campanha em assentamentos


Mondrongos a postos no assentamento João Amazonas
   
Enquanto candidatos a vereadores e prefeitos ensaiam suas campanhas eleitorais, o prefeito Teodorico Majestade investe no corpo-a-corpo pelos assentamentos sulbaianos. Nesse final de semana, o chefe da fictícia cidade de Ilha Bela alvoroçou os assentados de Ipiranga e João Amazonas. Mas, o protagonista da  comédia do Teatro Popular de Ilhéus ao invés de pedir votos, pediu consciência dos cidadãos na hora de ir às urnas. 

Assentamento Ipiranga
No sábado (16), o grupo esteve no assentamento Ipiranga, município de Una. O acesso foi difícil. Além da estrada vicinal em condições precárias, para chegar ao local, os carros precisaram vencer uma ladeira íngreme e escorregadia. Para quem já atravessou rio de canoa, ficou perdido em meio a bifurcações e atolou na lama, o obstáculo foi fácil de superar. 
Assentamento Ipiranga

A trupe do Teatro Popular de Ilhéus se encantou com a beleza do assentamento Ipiranga. Ocupada legalmente há mais de 14 anos, a comunidade rural reúne 45 famílias, que possuem 21 hectares cada. Eles dedicam três hectares para o cultivo do cacau, três para pasto e 15 para preservação da mata. 

A apresentação de Teodorico Majestade aconteceu na praça central do assentamento. A distribuição da plateia foi variada. Uns trouxeram cadeiras de casa, outros preferiram a sombra das árvores, mas a maioria se acomodou em carteiras cedidas pela escola, onde funcionou o cineclube para as crianças. “Foi um prazer ter um teatro aqui. Nunca tínhamos visto algo parecido”, disse o produtor local, Juraci dos Santos Santana. 

Dona Onça chamando público do João Amazonas
No João Amazonas, a apresentação foi na tarde de domingo (17). A localidade ilheense, situada a 26 quilômetros da sede do município, possui 75 famílias de pequenos produtores rurais. A produtora local foi Ivonete Mara de Jesus Lima, uma apaixonada pelas artes. Ela já fez oficina de iniciação teatral e até conseguiu levar crianças e jovens da localidade ao Teatro Municipal. “Através da cultura a gente se valoriza, se liberta das coisas ruins”, afirmou a popular Dona Onça. Ainda segundo ela, foi a primeira vez que uma peça foi encenada no assentamento. 

Além de divertir o público, Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito também provocou o pensamento crítico no público. Para a presidente da associação de jovens e mulheres do João Amazonas, Maria Crispina Matos, o espetáculo é um alerta. “A peça é baseada na realidade. Devemos acordar e sabermos em quem estamos votando. E se não os políticos não trabalham direito, o povo tem mesmo é que tirar o poder deles”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário