terça-feira, 7 de agosto de 2012

Teodorico Majestade se despede dos assentamentos sulbaianos




A comédia Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito fez a última apresentação do projeto de circulação por assentamentos sulbaianos. O espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) esteve no assentamento Bom Gosto, na tarde do último domingo (05). Foi a segunda vez que a comunidade recebeu o grupo, que já tinha se apresentado lá antes de ser contemplado pelo Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). 

Desde 27 de maio deste ano, o TPI percorreu 22 localidades rurais de Ilhéus, Una, Santa Luzia, Canavieiras e Itacaré. Para o diretor do grupo, Romualdo Lisboa, foi muito bom encerrar o projeto onde, um dia, viram que seria possível a circulação por assentamentos. “Quando resolvemos apresentar Teodorico aqui, pela primeira vez, foi porque assisti a uma reunião da associação e percebi que reivindicavam seus direitos do mesmo modo que nós, que falávamos a mesma língua”, disse antes da última encenação. 

O assentamento Bom Gosto possui 40 famílias que tiveram seu título de posse emitido pelo INCRA em 1999. Segundo o presidente da associação, Eliseu Teles dos Santos, a presença do Teatro Popular de Ilhéus foi muito positiva. “Mesmo de um jeito engraçado, a peça fala de corrupção e de como o povo tem o poder de botar para fora quem não trabalha direito, é o exercício da cidadania”, declarou. 

Ao longo das apresentações pelos assentamentos, Teodorico Majestade apresentou ao público o universo do cordel, da xilogravura, da cultura popular. Com a finalização do projeto de circulação, será produzido um documentário sobre a experiência. Em cada localidade, foram gravados vídeos com depoimentos e os bastidores da produção. “Cruzamos rio de canoa, atolamos carro na lama, ficamos perdidos nas estradas vicinais, mas valeu muito a pena, pois o público foi maravilhoso”, falou a atriz Tânia Barbosa, que encarna Maria das Armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário